O modo F2 de ser

Muitos empresários, independente do tamanho da própria empresa, questionam-se sobre a necessidade de investir em Marketing, uma vez que exige um certo dispêndio de tempo, recursos e, em alguns casos, o auxilio de um profissional da área.

Na F2 Com. & Mkt. tudo fica mais claro. Trabalhamos em constante parceria para que nossos clientes possam extrair o melhor para sua empresa/entidade no relacionamento com o mercado. O mercado que consome ou deveria consumir seus produtos/serviços. E não nos referimos apenas à propaganda, não estamos nos referindo apenas à veiculação da imagem da empresa nos canais de comunicação como revistas, televisão ou outdoors, mas sim ao conceito mais amplo de marketing, como, por exemplo, o fortalecimento da marca ou a criação de uma identidade para a empresa.

Temas que permitam que a empresa ganhe mercado, consolide sua imagem, lidere seu segmento!

Vivemos em um mercado extremamente competitivo, no qual, para se vencer, além de apresentar qualidade é preciso se destacar, são nos detalhes, muitas vezes, que fideliza-se o cliente. As pequenas e médias empresas devem se atentar à necessidade de investir em marketing, pois através dele será mais fácil alcançar a fidelização dos clientes, garantindo assim uma maior tranquilidade para o alcance dos seus objetivos, logo, a longevidade da empresa.

De fato, porque investir em marketing? Pesquisas apontam que custa cinco vezes mais um novo cliente do que manter um cliente atual; uma empresa que perde por dia um cliente que gasta R$ 50 por dia, por semana sofrerá uma redução de vendas de R$ 1.000 no ano seguinte; 91% de clientes insatisfeitos jamais comprarão da mesma empresa e comunicarão a sua insatisfação a pelo menos nove outras pessoas.

Muitos empresários têm a visão de que o Marketing é apenas voltado ao ambiente externo à empresa, esquecendo-se de investir no ambiente interno, no Endomarketing. Essa ferramenta é ainda mais simples que o marketing “tradicional”, não exige tantos recursos e o retorno é mais rápido. São medidas simples que visam envolver, motivar e fidelizar o funcionário, fazendo com que ele se identifique com a empresa e de fato “vista a camisa”. Além de aumentar o comprometimento do funcionário com a empresa, melhorar o ambiente de trabalho e formar uma identidade corporativa, há ainda um retorno financeiro através da diminuição da rotatividade e da satisfação dos funcionários.

Pode parecer simples, mas investir em Marketing, seja ele interno ou externo, exige uma série de cuidados. Uma solução para esse problema seria elaborar um plano de marketing e para isso é necessário conhecer o seu público, traçar um objetivo e analisar seus recursos. O plano ajudará a implementar estratégias, ou seja, ações que levarão aos objetivos propostos. O plano é de curto a médio prazo e são estabelecidos no nível tático. Sempre que necessário recorra a um profissional, nada de amadorismo.

Mas você não precisa se ocupar com nada dessas informações. Afinal, você chegou à F2 Com. & Mkt. Entre e fique à vontade, pois daqui pra frente temos a solução ideal para seu problema de Comunicação e Marketing. Seja bem-vindo!